Manutenção

Contaminação hidráulica reduz desempenho de tratores

Problema causa desgaste nas vedações e deixa o sistema exposto à entrada de areia e outros agentes

A contaminação do sistema hidráulico de tratores de esteiras pode ser extremamente nociva, sendo, inclusive, capaz de impactar o desempenho das máquinas. O desgaste e o aumento de folgas das peças aliados à redução de pressão hidráulica reduzem a velocidade em trabalhos como espalhamento de terra, rebaixamento de terrenos, nivelamento e limpeza de vegetação com a lâmina.

Vários agentes são causadores dessa contaminação, em especial o dióxido de silício e a areia, que é a principal matéria-prima sobre a qual o trator de esteiras opera e permanece durante o trabalho. “A areia normalmente é encontrada no sistema em partículas minúsculas de, aproximadamente, 0,063 milímetros”, informa o engenheiro especialista.

“As hastes de cilindro e os eixos motrizes se movimentam o tempo todo, e a peça principal que impede a entrada de areia no sistema hidráulico é o retentor de pó, parte normalmente exposta ao aquecimento, ao resfriamento e à movimentação, desgastando-se com o tempo. Esses retentores e vedações têm vida útil limitada, ressecam e devem ser substituídos”, explica.

Outro agente de contaminação é o próprio desgaste das peças que compõem o sistema hidráulico de tratores de esteiras. Os itens de baixa qualidade se desgastam prematuramente e podem causar falhas repentinas e quebras de componentes, gerando custo elevado de reparação.

PREJUÍZOS NA BOMBA HIDRÁULICA

Uma das graves consequências da contaminação é a perda de força e de velocidade do sistema hidráulico, com queda acentuada na produtividade do trator de esteira. Em consulta a um engenheiro e especialista em manutenção de sistemas hidráulicos, diz que há situações em que a bomba hidráulica precisa ser reformada ou substituída.

“Dependendo da gravidade da contaminação, pode ocorrer perda de eficiência desse componente. O importante é sempre aplicar as boas práticas de manutenção, principalmente em trabalhos realizados em aterros sanitários e aplicações nas quais há partículas suspensas”.

COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO?

De acordo com especialista, possíveis problemas podem ser detectados no início se forem realizadas inspeções diárias e manutenção preventiva, como troca de filtros conforme prescrito no manual de manutenção do trator e inspeção visual dos filtros logo após a troca.

Ele também cita alguns procedimentos simples que podem minimizar o problema. “Lavar o trator antes de realizar as intervenções de manutenção ou reparos, removendo o pó grudado nas mangueiras, ajuda a prevenir o sistema da contaminação. A frequência da manutenção preventiva dos componentes do trator precisa ser regulada de acordo com o desgaste do trabalho, ou seja, quanto mais pesadas forem as operações e expostas à areia e ao pó, mais o equipamento precisa de manutenção para não perder desempenho”.

PEÇAS DE QUALIDADE AJUDAM!

Caso haja a necessidade de substituição de peças do sistema hidráulico, é primordial a utilização de peças de qualidade, para que não haja problemas curto prazo, e evitando que o equipamento fique parado, a IMC HIDRÁULICA trabalha com a melhores marcas do mercado e com produtos a pronta entrega, para agilizar e facilitar na hora de repor peças em seu equipamento.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.